Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Comer até não poder mais!

Agora vai começar outra aventura! Vou começar a experimentar receitas Paleo! Vou usar receitas vindas de um grupo fantástico (Paleo Descomplicado) do facebook e de blogs e páginas!

Comer até não poder mais!

Agora vai começar outra aventura! Vou começar a experimentar receitas Paleo! Vou usar receitas vindas de um grupo fantástico (Paleo Descomplicado) do facebook e de blogs e páginas!

30
Abr08

Ervas Aromáticas

Salsa

As folhas lisas e brilhantes ou as frisadas, crespas com margens serradas conferem um aroma especial à gastronomia mediterrânica e é uma das ervas mais utilizada no nosso país. Combina com pratos de carne, peixe, ovos e legumes. Quando polvilhada com salsa picada, enriquece sopas, molhos e saladas. Conserve-a no frigorífico num recipiente fechado ou pique-a e coloque no congelador.


Coentros

Composto por cales cilíndricos ramosos e verdes-claros; folhas superiores recortadas, idênticas à do funcho e inferiores semelhantes à da salsa e com um aroma e perfumes intensos. Conserve na gaveta dos legumes ou congele. Enriquecem muitos pratos portugueses, entre eles amêijoas à Bulhão Pato, açordas alentejanas e muitos outros pratos desta região.


Manjericão

Picante com um forte sabor a limão e jasmin. As folhas inferiores são verde-acinzentadas, grandes, serradas e macias, com cheiro fresco a cravinho. Conserve-o em azeite; salgue e coloque um frasco coberto de azeite, tape e guarde no frigorífico. Ao congelar ou secar perde um pouco do aroma. Utilize em sopas e saladas, massas, frango, marinadas, guisados, recheios e omeletes.


Salva

Tem muitas aplicações na culinária, contudo utilize-a em porções moderadas, devido ao sabor intenso não a misture com outras ervas aromáticas. Seque-a num local seco e sem luz. Para não perder qualidades, conserve numa caixa bem fechada. Combina com vitela, fígado de vaca, porco, galinha e enchidos. Também é óptima em saladas, recheio de aves, pickles, queijos e manteigas.


Tomilho

É essencial nos ramos de cheiros. No entanto, utilize com moderação, pois em excesso absorve o sabor das outras ervas. Há muitas variedades mas o tomilho vulgar e o limão são mais comuns. Ao conservar, faça pequenos molhinhos com os caules e pendure num local quente e seco para secar lentamente.Harmoniza guisados, assados, sopas, grelhados, saladas, molhos, caldos e marinadas.


Manjerona

Com aroma agridoce, sueve e agradável. Conserve as folhas secas ou congeladas. Para secar apanhe as flores, as folhas, folhas e caules, em montinhos pendure à sombra. Quando seca, reserve num saco de plástico, no frigorífico. Muito apreciada na cozinha italiana e grega, combina com pizas, massas, molho de tomate, saladas, pratos de peixe e aves, anchovas e carnes grelhadas.


Funcho

Tem caules cilíndricos estriados, e flores pequenas e achatadas. O funcho doce, é conhecido por erva-doce. Possuí raíz carnuda, apreciada crua ou cozinhada. Seque as sementes e congele as folhas. O bolbo é branco, rijo e sem manchas. Conserve em local seco e fresco. Cozine assado, estufado, gratinado ou grelhado. As folhas combinam com sopas, pratos de peixe, molhos e sanduíches.


Orégãos

 

Planta vivaz e muito aromática, com caule erecto, folhas ovais, verdes-escuras, e aroma apimentado. Tem flores brancas ou cor-de-rosa, ricas em néctar. Para reservar, ate os caules em molhinhos e pendure, a secar, em ambiente seco e arejado. São usados em saladas, petiscos, pratos de peixe, carnes assadas, massas, pizas e molhos.


Estragão

Apresenta folhas verdes-escuras e estreitas, caules redondos e flores branco-esverdeadas. Opte por folhas frescas, no entanto, pode secar, congelar ou mergulhar em vinagre. O sabor apimentado harmoniza os molhos, como maionese ou tártaro, manteigas, pratos de frango, peixe e ovos.


Pequenos Truques

Aromatizar

Lave as ervas e seque com um pano. Pique grosseiramente e coloque num frasco. Em seguida, verta o azeite, tape e deixe descansar.


Picar

Com uma mão, segure o caule das ervas e, com a outra, corte-as com uma tesoura de cozinha.


Secar

Para secar, distribua as ervas numa folha de alumínio e tape, de forma a não apanhar luz solar.

Todas as fotos foram retiradas da net

2 comentários

Comentar post